Saiba como ela é causada e o que fazer para evitar que ela ocorra no seu dia a dia do PDV.

RUPTURA. Quem trabalha com trade marketing já deve ter sentido calafrios ao pensar nela, não é mesmo? Ela é a grande vilã do PDV e significa a falta de um determinado produto nas gôndolas. O problema da ruptura é que ela pode abrir espaço para um concorrente que esteja com seu produto bem exposto, e pior, seu consumidor pode acabar levando e gostando do produto do concorrente. Percebe a gravidade? Por isso, hoje vamos traçar um raio-X da ruptura com suas causas e soluções para combatê-la e não perder dinheiro, nem a preferência dos seus clientes.

Quais são as principais causas da ruptura?

Muitas são as causas da ruptura no PDV, mas as principais e mais comuns são:

Problemas nas negociações entre as empresas e fornecedores, que podem atrasar a distribuição dos produtos;

Falta de análise de comportamento de público no PDV: Não conhecer o shopper de cada ponto de venda pode tornar a experiência e o dia a dia imprevisível. Sem saber o que é mais ou menos vendido na loja, as chances de uma ruptura ocorrer por erros de análise são grandes;

Falta de reposição ou de estoque: O resumo da ruptura é a gôndola vazia. Isso pode acontecer porque a reposição dos produtos no PDV foi ineficaz, tanto pela demora na execução (onde o estoque tem os produtos, mas a gôndola não) quanto no esgotamento total do estoque. Se uma empresa não consegue acompanhar o ritmo de vendas de um produto na loja, mais difícil será prever uma ruptura e tomar atitudes com antecedência para evitar que isso ocorra.

Problemas na gestão de equipes de campo: Quando seu time de promotores está com problemas na execução de roteiros ou transmissão dos dados coletados, a inteligência de mercado pode ser afetada e abre margem para outras empresas mais conectadas saírem na frente. Ter um sistema de gerenciamento de equipes de trade pode fazer toda a diferença neste momento. Se a equipe de campo não consegue avisar uma chance de ruptura a tempo, pode ser que seja tarde quando você souber que seu produto está prestes a faltar nas gôndolas.

Como evitar definitivamente a ruptura?

Algumas ações podem ser tomadas para ajudar a evitar a ruptura no PDV. Por isso, selecionamos algumas que podem auxiliar sua empresa a não passar por essa experiência que pode causar perda de vendas.

  • Conheça seu shopper

Saber onde seu produto está sendo vendido é muito importante para que a distribuição seja feita da maneira e com a quantidade exata. Se seu produto é popular em uma determinada localização, atente-se para a grande movimentação de vendas e rápidas baixas de estoque, além de definir as melhores ações promocionais.

  • Tenha contato estreito com seu PDV.

Distribuidoras e pontos de venda são posições na cadeia de distribuição que exigem contato direto, pois em uma parceria, um depende do outro. Se seu produto vende bem, o PDV terá interesse em mantê-lo sempre abastecido nas gôndolas. Por isso, esteja sempre atento ao que seu comprador está passando, para oferecer as melhores propostas de venda de um produto, acompanhando sua jornada e a do shopper.

  • Tenha uma equipe de campo ativa e preparada.

Para evitar a ruptura de um produto em estoque, o time de promotores precisa estar na mesma página e aliado a uma força-tarefa que analisará todo o seu mix de produtos nos PDVs onde ele é vendido. Por isso, passar seus KPIs, objetivos e roteiros de maneira clara para seus promotores, aliado a uma rotina de visitas com regularidade diminuirá muito a chance de um produto acabar na gôndola.

Baixe também: Guia de execução perfeita no PDV

  • Bons profissionais podem ser ainda melhores com ótimas ferramentas.

Seu produto está no mercado, seu time está nas ruas. O que mais você precisa? Muita gente pensa que, dessa forma, tudo está resolvido. Mas aí é que mora a oportunidade de fazer ainda melhor: Uma ferramenta que acompanha seu time de campo em tempo real e recebe valiosas informações (como a previsão de uma ruptura) é a chave que abrirá novos horizontes para o seu mercado! Por isso, o TradePro é a melhor opção para evitar este e todos os outros problemas no PDV: Com ele, você gerencia total e remotamente seus promotores, recebe imagens e dados das lojas que vão fazer com que sua tomada de decisões seja imediata e assertiva. E o melhor: sem pagar a mais por isso. Todas as funcionalidades estão disponíveis em um único setup.

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