Quem desenvolve um produto busca posicioná-lo no mercado e vender, em busca de uma boa performance lucrativa, certo? Esse é o princípio básico de quem está no competitivo ambiente dos PDVs, repleto de concorrentes e produtos que querem chamar a atenção dos consumidores com o mesmo objetivo. Com isso, muitas empresas buscam entender se seu produto (ou mix) está realmente vendendo de acordo com o planejado.

Mas como saber isso? Acompanhar os índices de sell-in (as vendas para os varejistas) pode ser uma forma de mensurar a saída dos seus produtos da fábrica ou distribuidora, porém ainda é um meio muito básico e pode apresentar falhas, como por exemplo, o varejista comprar uma grande quantidade de produtos apostando em boas vendas, mas a performance na gôndola não ser interessante. Isso pode resultar em produtos parados em estoque ou que podem alcançar a validade sem vender. E quando sua empresa identifica que o varejista não está realizando mais compras de seus produtos, pode ser tarde demais. Por isso, algumas ações precisam ser feitas para entender qual a real performance do seu mix nos pontos de venda e hoje vamos ajudá-los apontando algumas delas, que vão melhorar seus resultados e mostrar se seus produtos estão respondendo às expectativas.

Direcione suas equipes de campo

Criar roteiros para seus promotores visitarem os PDVs logo que os produtos sejam recebidos pelos varejistas é uma ótima maneira de saber como seu produto está sendo exposto por ele. Além disso, os promotores conseguem analisar se o planograma do seu produto está sendo seguido e pode mensurar se as primeiras vendas daquele lote estão sendo realizadas.

Defina KPIs para seus produtos

Cada produto tem uma necessidade de acompanhamento e objetivos de performance, que podem ser mensurados através dos KPIs (clique e saiba mais aqui, nesse post). Atrelar os KPIs adequados ao seu produto facilitará na hora de acompanhar como ele e seu consumidor estão se comportando nos PDVs.

Identifique problemas

Através de uma ferramenta de gestão de equipes de trade marketing, conheça rapidamente os dados coletados pela equipe e identifique possíveis problemas que podem atrapalhar as vendas desse produto. O preço em relação ao concorrente está muito maior? Existe ruptura? O planograma está incorreto? O mix não é suficiente? Saber essas informações o quanto antes te ajudará a tomar rápidas decisões e direcionar seus promotores ao PDV para solucioná-los.

Tome decisões e acompanhe

Toda estratégia precisa ser acompanhada. Se sua equipe já realizou as ações necessárias e planejadas para melhorar o sell-out, você precisa acompanhar a performance e os resultados dessas ações. Realizar esse acompanhamento em tempo real é ainda melhor para ajustar o que precisar a tempo e obter o máximo retorno. Por isso, invista em plataformas que realizam o gerenciamento remoto, como o TradePro. Com registros de imagem e rápida realocação das equipes de campo, sua empresa pode acompanhar de perto a performance de cada produto e melhorar as ações em busca de melhores vendas.

Meu produto está vendendo como esperado!

Ótimo! Será que, nesse caso, não seja a hora de aumentar as metas de venda? Com o TradePro, você pode traçar novas estratégias de trade para seus produtos e comunicar-se com sua equipe de maneira fácil, rápida e com gerenciamento remoto total. Vamos elevar suas vendas a um próximo nível! Quer saber mais? Clique aqui, entre em contato com nossos profissionais e agende uma demonstração gratuita hoje mesmo!