Os promotores de vendas são os personagens mais decisivos de todo o trabalho de trade marketing, são eles que estão na linha de frente e que transformam o planejamento em prática. São eles quem têm contato direto com o ponto de venda e sabem das principais necessidades do espaço, do cliente e do produto.

Portanto, o papel desempenhado pelo promotor exige algumas qualidades indispensáveis e muita qualificação, pois qualquer falha na execução no projeto pode comprometer todo o processo desenvolvido.

Mas você sabe quais são as características mais importantes para se tornar um excelente profissional nessa área? Nós trouxemos uma lista com as principais qualidades e habilidades que um promotor de vendas precisa desenvolver para se destacar e construir uma carreira de sucesso. Confira!

Atenção aos detalhes

Como comentamos, o promotor é quem está em contato direto com o público final, portanto, é muito importante que ele fique atento aos detalhes e capte informações importantes no PDV, que nem sempre são facilmente percebidas por outras pessoas.

Proatividade

Essa é uma qualidade muito admirada na maior parte das profissões. Quando o promotor percebe alguma oportunidade, é muito importante que ele saiba repassar isso aos seus superiores, assim como propor ideias e estratégias. Por exemplo, se ele perceber que a venda de um produto não está muito legal, é legal que ele busque sugestões de melhorar esse resultado. Além de mostrar que o profissional está qualificado, também demonstra que ele quer ajudar a empresa a atingir objetivos cada vez melhores.

Conversar com os shoppers

Nós sempre mencionamos em nossas matérias a importância de conhecer seu cliente e esse é um ponto que pode mudar todo o seu método de trabalho. Quando o promotor conhece de verdade o cliente final, ele conseguirá criar estratégias mais adequadas às suas necessidades e, com isso, alcançar melhores resultados. Essa aproximação pode acontecer oferecendo ajuda aos shoppers que aparentam ter alguma dúvida ou até mesmo em ações de live marketing.

Organização

Ser organizado é um pré-requisito indispensável para a função de promotor de vendas, já que ele sempre estará lidando com uma série de atividades. Além de todo o trabalho estratégico, cumprir roteiros e horários, fazer as visitas diárias, a prática também exige muita organização, já que os produtos precisam ficar arrumados, atrativos, com preço e posicionamento correto. Por fim, esse trabalho precisa ser apresentado e depois os resultados precisam ser medidos. Se o profissional não souber se organizar, alguma coisa pode passar batido e se transformar em um grande problema.

Uma das formas de melhorar essa parte é adotando um bom sistema de gestão de trade marketing, que te ajudará a manter todas essas informações registradas e organizadas dentro de um fluxo bem estruturado, oferecendo mais praticidade ao seu dia a dia. Clique aqui e peça uma demonstração gratuita de como funciona o Mobile Promoter.

Aproveite as nossas dicas para melhorar suas qualificações profissionais e potencializar a sua carreira de promotor. Lembre-se que você está na linha de frente e, por isso, é muito importante ficar antenado às tendências do mercado. Acompanhe o nosso blog e receba mais dicas e informações sobre o universo de trade marketing!