Vivemos em mundo onde qualquer lugar pode ser um local de venda. Um exemplo disso são as lojas de conveniências, como o próprio nome já diz, são lojas estrategicamente confeccionadas para oferecer artigos de primeira necessidade, de forma rápida e fácil.

Esse conceito de loja surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1920 quando um dono de posto de combustível percebeu que seus clientes tinham dificuldades em encontrar pão, ovos e leite em horários alternativos e passou a oferecê-los numa loja adjacente ao posto de combustível. Foi sucesso garantido. De lá para cá as lojas cresceram, se popularizaram e são um mercado em expansão no Brasil. 

Segundo O Globo, o setor fatura R$ 7,2 Bilhões por ano. E de acordo com pesquisa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), as lojas de conveniências são as pérolas do varejo. Em 2016 o setor expandiu 6,2%, o tíquete médio cresceu 7,3% e a venda média por loja 5,3%. As classes A e B são as principais compradoras dos estabelecimentos, chegando a 97% das compras efetuadas nas lojas.

Ainda que as lojas de conveniências estejam muito associadas aos postos de gasolina, engana-se quem pensa que são exclusividade do setor. As lojas de conveniências individuais, abertas 24 horas e que disponibilizam inclusive entregas à domicilio estão em expansão e são um ótimo investimento para o ano.

Marketing de conquista.

Como estas lojas estão crescendo e por possuírem características próprias, é preciso pensar em estratégias de vendas diferenciadas. É necessário convencer o comprador no impulso, já que dificilmente sua motivação para estar lá é pura e simplesmente fazer compras. Assim como as gôndolas repletas de guloseimas próximas aos caixas de supermercado, toda a loja de conveniência deve ser pensada de forma similar. Moldada para fazer o cliente “aproveitar” a passagem e levar mais itens.

Grandes redes como a BR Mania e a AMPM conseguiram criar identidades próprias, o consumidor ao chegar até essas lojas já sabe de antemão o que vai encontrar. Por isso ao lidar com essas marcas é preciso atrair ainda mais a atenção sobre o seu produto. A organização das ilhas e prateleiras, por exemplo, são importantíssimas para conquistar os compradores. A exposição estratégica dos itens são essenciais para o sucesso de vendas nesse tipo de loja.

Para criar as melhores soluções de vendas para esse tipo de loja, a melhor opção é ter informação sobre o espaço, os produtos e o público consumidor. Para isso nada melhor do que contar com seus promotores de vendas, afinal, eles são seus olhos no campo. Mas nada disso adianta sem uma ferramenta que possa compilar e organizar os dados, fotos e informações obtidas. Para isso, conte com o Mobile Promoter, o serviço que te ajuda a  acompanhar de perto, obter dados e criar as melhores estratégias para aumentar suas vendas.