Com tantas estratégias modernas de Trade Marketing, pode ser que acabemos acreditando que as tradicionais não sejam mais tão eficazes – esse é o caso da degustação no PDV. 

A degustação no ponto de venda (PDV) é uma estratégia de marketing que envolve permitir que os clientes experimentem um produto antes de fazer uma compra. Ao contrário do que pode parecer, é uma estratégia que ainda é muito utilizada e é assertiva quando se trata de criar uma conexão com o cliente.

A degustação é comumente usada em lojas físicas, supermercados, feiras, eventos promocionais e outros locais onde produtos são comercializados diretamente aos consumidores. A principal finalidade da degustação no PDV é oferecer aos clientes uma experiência prática com o produto, permitindo que eles o provem, sintam seu sabor, textura, cheiro e, em alguns casos, até mesmo testem sua funcionalidade – e tudo isso cria a conexão de quem está provando o produto com a marca. 

Construindo conexões emocionais e outros benefícios

Há várias razões pelas quais a degustação no PDV continua sendo uma estratégia eficaz. Primeiro, como já citado, ela estimula a experimentação e constrói conexões emocionais. Quando os clientes experimentam um produto e têm uma experiência positiva, eles tendem a associar essa experiência à marca. Isso pode criar laços emocionais que duram muito tempo, tornando-os clientes fiéis.

Outro benefício é que a degustação aumenta a confiança do cliente. Quando os consumidores podem experimentar um produto antes de comprar, eles têm uma noção melhor de sua qualidade e sabor. Isso os ajuda a tomar decisões de compra mais informadas e a se sentirem mais confiantes em sua escolha. Talvez esse seja um dos principais fatores que torna a estratégia tão eficaz: a sua marca tem a oportunidade de fazer a gestão da reputação do produto ao vivo e de forma rápida.

Criando uma degustação eficaz

Para realizar uma degustação no ponto de venda (PDV) de forma eficaz, é fundamental considerar dois aspectos cruciais: preparação e interação. Por começar pela preparação, que envolve a escolha cuidadosa do produto a ser degustado, garantindo que ele esteja alinhado com o público-alvo e os objetivos de marketing da marca. 

No ambiente, é essencial criar um cenário atraente e convidativo no local da degustação, com uma apresentação visual que destaque o produto. A interação com os clientes desempenha um papel fundamental, se não, o principal. A equipe de degustação deve ser bem treinada, amigável e capaz de explicar os detalhes do produto de maneira informativa – o foco deve estar em oferecer uma experiência positiva, respondendo às perguntas dos clientes e destacando os benefícios do produto, de forma a construir conexões emocionais e estimular as vendas.

As informações que você precisa estão no seu PDV

Quando criamos quaisquer estratégias de trade marketing, precisamos levar em consideração que elas devem se adequar às informações do nosso desempenho no PDV. Isso significa que informações como público-alvo e pesquisa de concorrência devem estar em dia antes de organizar uma atividade de marketing como a da degustação. 

É para isso que você deve contar com uma plataforma de Trade Marketing que te oferece acesso completo a todas as informações necessárias do seu PDV – assim, você consegue realizar todas as suas estratégias com base em informações reais e exatas, garantindo um desempenho maior.


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