Uma boa gestão dentro do trade marketing é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia comercial. Mas, é comum notar erros que podem facilmente ser evitados, porém comprometem os resultados. Aproveite o ano novo para abandonar  para sempre alguns hábitos que podem levar a falhas e atrapalhar o seu trabalho em 2024.

 Neste artigo, vamos analisar quais são os erros mais comuns na gestão de trade marketing e como fazer a correção desses equívocos. 

Principais erros e como evitá los 

A falta de visão estratégica é uma das causas mais comuns de falhas dentro do trade marketing, erros de gestão recorrentes podem causar danos sérios ao seu negócio, que além de causar dores de cabeça podem causar prejuízos financeiros. Os principais erros que podem ser evitados, são:

Falta de planejamento estratégico

Atuar sem desenvolver um planejamento estratégico é sempre uma péssima escolha, essa abordagem prejudica a estruturação das ações necessárias, torna mais difícil a mensuração de progresso e resultados, rupturas, além de impedir a definição de metas claras e objetivas. Tomando tempo da equipe e recursos desnecessários. 

A solução é sempre alinhar as metas e objetivos comerciais e de marketing para traçar uma estratégia assertiva, com um plano estruturado, baseado em dados.

Desconhecimento do público-alvo

Não conseguir identificar ou conhecer a persona é um erro que pode acarretar grandes problemas, não compreender as necessidades e preferências do público resulta em não oferecer o que eles buscam, abrindo espaço para a concorrência.

Realizar pesquisas de mercado e análises da concorrência para entender melhor o comportamento do consumidor e a situação de mercado, é uma boa opção para conseguir adaptar suas estratégias de trade marketing.

Desconsiderar a experiência do consumidor

Todas as ações de trade marketing devem priorizar a experiência de compra do cliente, uma boa experiência transforma um simples cliente em shopper, fidelizando e aumentando o ticket médio. Mas, o contrário pode levar a perda de clientes, má reputação da marca e prejuízos. 

As estratégias desenvolvidas devem colocar o cliente no centro das campanhas, garantindo uma jornada positiva.

Acompanhamento ineficiente de resultados

Não acompanhar e monitorar dados e resultados é deixar passar insights valiosos, convertendo em mais vendas.

Para não deixar passar nenhuma informação importante, implementar ferramentas de análise de desempenho ajuda a ajustar estratégias com base nos dados obtidos.

Não utilizar a tecnologia a favor da sua gestão

Atualmente existem diversas plataformas que oferecem serviços de gestão de trade marketing, para otimizar o trabalho de gestores e suas equipes, prevenindo que informações importantes se percam ou passem despercebidas, auxiliando na análise de dados, entre muitas outras funções. 

E, exatamente para isso o TradePRO Promoter foi desenvolvido, uma ferramenta completa para alavancar a sua gestão dentro do trade marketing, oferecendo soluções como:

  • Alertas de ruptura
  • Registro de ponto integrado
  • Gerenciamento de colaboradores
  • Pesquisas de preços
  • Pesquisas de validade
  • Relatórios
  • E muito mais…

Ao combinar tecnologia, logística eficiente e planejamento estratégico, sua equipe  oferece um atendimento de qualidade, fidelizando clientes e maximizando lucros.Quer saber mais? Clique aqui e agende uma avaliação!