Na hora da compra, vários aspectos podem afetar a decisão do shopper. Nesse momento, o ponto de venda (PDV) é um assunto extremamente importante, afinal, é o lugar onde se toma a decisão final. É muito comum que as pessoas entrem no estabelecimento para comprar um produto, mas acabem descobrindo outro. Ou, ainda, comprando mais itens do que o planejado. Entre os brasileiros, em especial, isso acontece com frequência. Quase 60% das pessoas do país compram por impulso.
O sucesso das vendas, nesse caso, depende também da forma como o ambiente da venda acolhe o comprador.

Dicas para deixar o PDV mais atraente para o consumidor

Em uma loja perfeita, o shopper sente-se confortável, encontra o que precisa e se fideliza. No entanto, para que isso aconteça, é necessário oferecer uma boa experiência e organizar o ponto de venda de forma estratégica. Algumas dicas para ajudar a melhorar os resultados são:

  1. Invista em um visual atraente
    Como diz a máxima, a primeira impressão é a que fica. O belo e o agradável, além de chamar a atenção, atrai. Imagine um mercado sujo, com corredores estreitos, excesso de cartazes e fachada esquisita. Você dificilmente gostaria de entrar nele para comprar alguma coisa. Se chegar ao ponto de entrar, dificilmente vai querer voltar. Os seus fregueses pensam o mesmo.
  2. Utilize cartazes promocionais
    Os cartazes podem ser muito úteis para ajudar promover produtos e ofertas. Mas, para isso, é importante ficar atento a alguns detalhes. O layout deles deve ser bem formatado; as cores e a fontes devem ficar em harmonia com o todo.
    O lugar onde ficarão também é importante. Devem estar em um local iluminado e visível. Por exemplo, se a altura média dos compradores é de 1,65m, talvez não seja uma boa deixar um cartaz de 30 cm com fonte pequena num local muito alto, pois muita gente não conseguiria ler.
  3. Estimule os sentidos
    Percebemos o mundo através do olfato, do tato, da visão, do paladar e da audição. É através deles que a informação chega ao cérebro, que decide se vale a pena ou não adquirir algo.
    Portanto, estratégias que envolvam os sentidos são bem-vindas e necessárias. Um estande de degustação, um provador de roupas, a música do ambiente, o cheiro da loja, cores chamativas e até a iluminação podem te ajudar a vender mais. As lâmpadas amareladas, por exemplo, promovem a sensação de aconchego. Já as brancas, tende a deixar as pessoas mais alertas. Use tudo isso ao seu favor.
  4. Aposte em PDVs mais interativos
    As pessoas gostam de ser desafiadas, de modo geral. Isso pode ser usado para promover o estabelecimento ou alguma marca. Há desde soluções mais sofisticadas, como aplicativos de realidade aumentada, até as mais simples, como roletas para sortear brindes. Um local onde o cliente possa tirar dúvidas sobre produtos também é muito útil.
  5. Escolha bem o mix de produtos
    A seleção de mercadorias sempre deve ser feita pensando nas pessoas que frequentam a loja. Entretanto, talvez seja válido testar produtos diferentes também. Cada vez mais as pessoas pedem por marcas que tenham um propósito. Opções mais inclusivas, sustentáveis, com embalagens diferentes ou de marcas engajadas podem ajudar a loja a se destacar.
  6. Organize os produtos nas gôndolas
    Uma boa organização faz toda a diferença. Ter dificuldade para encontrar os produtos é desgastante e pode até fazer o cliente desistir da compra. Por isso, mantenha as gôndolas arrumadas, com os itens separados de acordo com o setor que se interconecta bem.
    Lembre-se também de levar em consideração estratégias como pontos extras no PDV e de monitorar para que um produto não falte nas prateleiras.
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