Você costuma motivar o seus promotores? Na maioria das vezes, o promotor é o profissional que fica mais longe de toda equipe por trás de uma reposição. Você consegue alcançá-lo para que as coisas fluam de acordo com o planejamento? Hoje o tema do blog é sobre motivar os promotores e nós vamos explicar por quê isso é MUITO importante!

Uma coisa que não se deve fazer é deixar tudo no piloto automático, deixando com que as coisas vão acontecendo, tudo às soltas e, quando realmente vai ver, já é tarde demais. Índices de turnover aumentaram consideravelmente, falta de comprometimento e engajamento viram rotina, produtividade diminui e, em consequência disso, a operação acaba sendo gravemente afetada.

Entenda seus promotores

Monte uma força tarefa para entender o que se passa com os seus promotores. Humanize o trade marketing. O Mobile Promoter faz isso com o uso da tecnologia, deixando o contato entre o coordernador de promotores e promotores muito mais simples e dinâmico.

O que desmotiva um promotor?

1. Falta de possibilidade de crescimento

Executar as mesmas coisas, dia após dia, não visando uma possibilidade mínima de crescimento pode ser algo que afeta o promotor. A rotina dos promotores e consultores de trade marketing é um tanto quanto corrida, todos os dias com prazos, visitas, formulários e gôndolas a serem organizadas, não enxergar um futuro nisso tudo pode ser um grande ponto crucial para o desinteresse.

2. Comunicação afetada

Uma comunicação direta e transparente não pode faltar em nenhum tipo de gestão. Motivar os promotores é algo que está 100% ligado a troca de informações. Uma comunicação afetada pode criar falsas situações e desentendimentos, fazendo com que os colaboradores se sintam frustrados e desalinhados. Um dos diferenciais do Mobile Promoter é a comunicação completa quanto às demandas: tanto o promotor quando o coordenador contam um um espaço para dialogar sobre tudo o que está acontecendo, evitando problemas.

3. Falha na gestão

No trade marketing, um supervisor que não dá espaço ao promotor de vendas e que, em vez de delegar funções respeitando a autonomia do outro, deixa a rotina de trabalho extremamente carregada e engessada. Sem falar na falta de confiança e excesso de julgamentos.

Como manter os promotores motivados?

1. Inspire seus funcionários

Supervisores e coordenadores de trade marketing são essenciais para valorização da equipe de campo. A imagem do coordenador para um promotor tem que ser de parceria, de alguém que seja uma influência positiva e um exemplo que possa ser seguido.

2. Capacitação para um bom trabalho

Desenvolver novas habilidades é algo que todo mundo gosta. O conhecimento torna as coisas mais fáceis e, quando se capacita um promotor, ele se sente importante para empresa, pois de certa forma é um investimento, investimento no conhecimento. Dê treinamentos para seus promotores, oportunidades de conversar com pessoas mais experientes, assim é possível criar boas referências.

3. Reconheça os esforços

Reconheça os esforços de seus promotores sem necessariamente aumentar o salário. Trabalhe com bonificações dentro de algumas metas, deixando os objetivos claros para que haja uma motivação ainda maior para execução do trabalho.

O Mobile Promoter tem como objetivo facilitar a vida entre o promotor e o coordenador de promotores, deixando os objetivos a serem cumpridos fácil e intuitivo a todos, junto a isso, nos importamos muito com a qualidade de serviço na entrega, da mesma maneira em que nos importamos com a qualidade de vida de todos os consultores.

Investir em seus consultores é investir no seu negócio! Até a próxima.