O varejo brasileiro deve se recuperar de forma lenta após a pandemia. Ao menos é o que acredita José Roberto Tadros, o presidente da CNC – a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo. O coronavírus, de fato, pegou a todos de surpresa no ano de 2020 e deixou marcas perenes nos mais variados os setores, profissionais e pessoais.

Por isso, mais do que nunca, é importante é manter o ânimo e agir desde já para aumentar as vendas do seu produto nas lojas. Algo que pode contribuir muito nesse momento é o Trade Marketing. Antiga, porém eficaz, a ação é usada por grandes marcas e ajuda a movimentar a economia nos quatro cantos do globo.

O que é Trade Marketing?

A forma como as mercadorias são organizadas nas prateleiras das lojas nunca é feita ao acaso – ou, pelo menos, não deveria ser. O Trade Marketing é a tática de dispor os produtos de um modo mais atraente, buscando a visibilidade perfeita para que as pessoas certas os encontrem com facilidade nos lugares onde são vendidos.

O público-alvo de absorventes, por exemplo, costuma ser o de mulheres adultas. No Brasil, a altura média entre esse gênero é de 1,60 m. Portanto, se pacotes ficarem numa prateleira muito baixa dentro de um supermercado, dificilmente serão vistos. É mais provável que uma criança os perceba – e dificilmente a pequena irá influenciar nesse tipo de compra. Lembre-se de que a mercadoria que passa despercebida aos olhos das pessoas certas tende a ficar encalhada.

Mas note que a ação não se limita apenas à organização de estantes. O uso de totens nas farmácias, carrinhos nos corredores dos mercados e até pessoas distribuindo amostras grátis numa loja de material de construção podem ser consideradas ações de Trade Marketing.

O mais interessante é que a tática pode ser utilizada para produtos de quase todos os setores, de alimentos e medicamentos até sapatos e brinquedos. O fundamental mesmo é que o trabalho seja feito de forma estratégica e que se comunique com o público-alvo do produto oferecido.

Também é importante lembrar que cerca de 60% dos brasileiros fazem compras por impulso. A informação é de uma pesquisa do SPC Brasil e foi publicada pela revista Veja em 2018. Portanto, às vezes, tudo o que você precisa para vender mais é implementar medidas simples de Trade Marketing.

Como implementar o Trade Marketing na empresa

De intuitivo o Trade Marketing só tem a aparência. A arte de de dispor os produtos da melhor forma possível nos pontos de venda requer muito estudo, criatividade e estratégia. Por isso, o ideal é contar com apoio de profissionais da área.

Para isso, pode ser necessário contar com uma agência especializada ou montar uma equipe interna na empresa, através da contratação de um gerente de Trade Marketing. Esse profissional será o responsável por liderar as operações do time e supervisionar o trabalho dos promotores. Contar com plataformas e ferramentas específicas que possam ajudar nessa gestão também é algo que deve ser levado em consideração, já que, graças à tecnologia, elas se tornam grandes aliadas no acompanhamento de equipes. Um ótimo exemplo a ser citado é o uso dos smartphones como ferramenta de trabalho, permitindo a operacionalização das rotinas de Trade Marketing na palma da mão através de aplicativos como o TradePro. Graças a estas ferramentas, o dia a dia do PDV ficou mais prático, rápido e completo – estrategicamente falando – para as empresas. Em momentos como este que estamos atravessando, tomadas de decisão rápidas e inteligentes farão toda a diferença.

Aliás, a ferramenta também oferece uma série de relatórios, que permitem avaliar de forma muito mais ágil as informações enviadas pelos profissionais que visitam as lojas. Isso é fundamental para todo o processo, afinal, toda ação de marketing precisa de dados para ser desenvolvida, otimizada e trazer resultados.

Para entender melhor sobre o assunto, dê uma lida no artigo “KPIs: O que são e como eles podem ser úteis para seu trabalho”.

Ou, caso queira, entre em contato com a gente. Podemos te ajudar a pensar formas de implementar uma equipe de Trade Marketing na sua empresa e explicar melhor como o TradePro pode ser a chave para o sucesso das vendas do seu produto. É só clicar aqui e enviar uma mensagem.

Até a próxima!