Imagine que você chegue em um mercado e quer comprar um salgadinho/snack, pois você está com muita vontade de comer aquele tipo de comida.

Mas ao chegar na gôndola, você se depara com os produtos espalhados de forma aleatória, em falta e o ambiente todo desorganizado.

A sua vontade de comer o salgadinho pode não ter passado, porém, o processo que demoraria questão de um minuto, agora pode durar três ou quatro – pode parecer meio absurdo, mas quando você é o consumidor isso faz toda a diferença.

Hoje, você irá aprender sobre a importância do planograma e como existem alguns truques que podem aumentar as suas vendas (spoiler: posicionamento dos produtos estará na lista).


O que é o planograma?

Resumidamente, o planograma – conhecido também como plano de gôndola – tem como função trazer uma representação gráfica de como os seus produtos estão expostos na gôndola.

Você consegue entender o planograma na prática quando você visita um supermercado. Tudo que você vê nas prateleiras tem um objetivo, nada é coincidência.

São realizadas pesquisas de público – hábitos de compra, compras mais comuns, o que buscam etc. – para criarem o ambiente “ideal” para o shopper. O objetivo é sempre deixar o momento da compra o mais prático o possível para o cliente.

E como o foco é sempre melhorar a experiência do cliente – mesmo de forma inconsciente –, além de focar em como os seus produtos são distribuídos nas gôndolas, o planograma também ressalta em outros pontos:


  • Separação dos diferentes tipos de itens
  • A altura de cada coluna
  • Extensão de cada fileira
  • Quantidade de produtos que serão expostos

Como o planograma ajuda a sua marca?

Seguindo o exemplo que foi usado no começo, o plano de gôndola existe justamente para fazer com que o tempo do cliente dentro do estabelecimento seja proveitoso e satisfatório.

Ele serve para deixar a sua marca se destacando da concorrência, utilizando estratégias que fazem com que o seu shopper tenha uma ótima experiência comprando o seu produto.

Mas, uma das principais vantagens de utilizar essa estrutura, é a de deixar os itens expostos de forma organizada, para que o comprador possa encontrar o que deseja sem dificuldades – essa estratégia combina muito bem com o cross-merchandising.

Ou seja, utilizar o planograma faz com que a sua marca seja exposta exatamente como o cliente imaginava, criando o desejo de compra que nem mesmo eles sabiam que tinham – quase como se fosse um “já que estamos aqui, irei levar esse também”.


Fonte da imagem: Smartdraw

De que maneira a sua marca pode aplicar um planograma

Para a sua marca utilizar o plano de gôndola, são necessários uma organização lógica, e um grupo de itens da mesma categoria. Com isso feito, o próximo passo é ter os dados/informações dos seus clientes – nós explicaremos como realizar isso, mas já avisamos: envolve tecnologia.

Tendo os dados em mãos, fica tudo mais fácil, pois você consegue facilmente utilizá-los em suas futuras promoções ou eventos.

É necessário tirar o máximo dos dados e utilizar eles para aumentar as suas chances de vendas, aplicando estratégias com produtos que mais atendem o estilo do seu público.

Uma das estratégias mais conhecidas é colocar os produtos no campo de visão dos seus clientes (altura dos olhos). Esses são os share de gôndolas mais disputados em um PDV, justamente porque é a primeira coisa que olhamos.

DICA: Pense em como utilizar da melhor forma os espaços que já tem. Por exemplo, se estiver com espaço de gôndola lá embaixo, produtos infantis podem ser uma ótima alternativa.


Implementando o planograma

Através do planograma, o promotor sabe o número de itens que devem serem expostos, a posição da gôndola e os Nº de frentes.

Se a sua marca busca:

  • Comodidade ao shopper na hora da compra
  • Estímulo para a compra
  • Imagem positiva da marca
  • Visibilidade

Então, chegou a hora de implementá-lo. Para que isso seja feito, você precisará de um bom planejamento e uma coleta de dados impecável. E existe uma opção que consegue entregar dados em tempo real para você e transformá-los em resultado.

Estamos falando é do TradePro Promoter.

Nessa plataforma, você consegue pegar os dados em tempo real dos seus clientes, como está o PDV, se há rupturas, controle de estoque e muitas outras funções.

Porém, poucas pessoas conhecem essa plataforma. Você está tendo uma chance única de se destacar da sua concorrência e aumentar as suas vendas agora mesmo.

O TradePro Promoter é a ferramenta que vai potencializar a execução dessas estratégias. Através dele, você conseguirá acompanhar tudo e ver quais as estratégias que deram certo para poder focar nelas nas próximas ações, acompanhar a execução em tempo real e vender mais. A TradePro vai ajudar você a organizar os produtos na gôndola para vender mais. TOQUE AQUI e comece agora mesmo.