Existem dois tipos de produto no ponto de venda: o que se destacam e os que ficam invisíveis. O sonho de todo gestor de Trade Marketing é que ele seja o primeiro. Entretanto, às vezes, por mais que esteja bem disposto nas prateleiras, é necessário fazer algo a mais para chamar a atenção do consumidor nas lojas. Um caminho para isso é ponto extra.

Leve em consideração que os olhos são mais que as janelas da alma: cerca de 90% das informações são enviadas ao cérebro por esses órgãos, e isso faz toda diferença no processo de decisão. Portanto, investir em soluções visuais impactantes é um dos pilares para obter melhores resultados nas vendas.

O que é o Ponto Extra no PDV

O ponto extra no PDV é um espaço adicional na loja onde pode ser colocada alguma mercadoria. É muito indicado para destacar alguma oferta especial, campanha, novidade ou, até mesmo, oferecer amostras grátis. Por essência, deve ficar em um lugar estratégico de maior movimento ou visibilidade no estabelecimento.

Alguns tipos de ponto extra no PDV são:

  1. Ilha promocional
    Muito disputado, é um balcão ou empilhamento de produtos em um espaço mais movimentado do comércio. Costuma ficar entre corredores e demanda exposições mais diferenciadas. As arrumações criativas, como latas que lembram personagens conhecidas, tendem a se destacar ainda mais.
  2. Orelha ou ponta de gôndola
    É um display, geralmente uma pequena estante, que fica no início ou final de um corredor. É importante que o produto se relacione às mercadorias que estão nas prateleiras. Na sessão de leite, por exemplo, podem ter orelhas com achocolatados ou cafés. Ou, ainda, perto de tênis, podem ser colocadas meias.
  3. Check Stand
    É um ponto muito disputado por produtos pequenos, que tendem a ser comprados por impulso, como chicletes, chocolates, pilhas e camisinhas. Fica ao lado dos caixas e, geralmente, é composto por 3 módulos: uma ponta de gôndola e dois displays. Um delimita as frentes de caixa e o outro fica em cima da esteira do check out.
  4. Clip strip ou fita cross
    Trata-se de uma fita de plástico, na qual podem ser fixados pequenas mercadorias. É indicado que seja colocada em gôndolas onde um produto se relaciona ao outro. Numa Petshop, por exemplo, pode ser posto um Clip Strip com petiscos ou sachês perto de rações para cachorros.

Como Ter um Ponto Extra no PDV

O ponto extra no PDV pode ser obtido de duas formas. A primeira é cultivando um bom relacionamento com o varejista. A segunda, é oferecendo uma quantia para poder utilizá-lo. O valor varia de acordo com cada estabelecimento e o tipo de produto. Ainda assim, vale a pena, pois ajuda muito a destacar o produto.

Na negociação, pode ser interessante incluir a possibilidade de oferecer degustações ou amostras grátis, além de cartazes, banners e folhetos. Tudo isso pode tornar a mercadoria ainda mais atraente para os fregueses.

E, para gerenciar todo o processo de Trade Marketing da sua marca, conte com o TradePro para te ajudar. Através da ferramenta, traçar e acompanhar metas para alavancar as vendas. Solicite uma demonstração gratuita clicando aqui e aproveite!