Se você já foi ao mercado, provavelmente já presenciou uma gôndola vazia, onde o produto que você gostaria de comprar estava em falta. O que sobra é levar o do concorrente. Não era o que você queria, mas era o que tinha disponível.

A experiência que você teria com o produto que estava em mente agora é outra, pois você adquiriu outra marca. Isso se você de fato levar o produto e não sair de mãos vazias.

Esse cenário, conhecido como “ruptura” é prejudicial para as suas vendas. Ele consegue causar a perda do cliente, ou, dependendo da situação, até prejuízo para o estabelecimento caso o shopper decida sair do local pela falta do produto. Todo PDV está suscetível a passar por isso, mas não precisa ser sempre assim.

A sua marca precisa ser vista para ser conhecida, e para isso ser feito, ter vantagem sobre a concorrência é essencial. Porém, isso só é possível caso não ocorram mais rupturas. Por sorte é possível evitá-las antes mesmo que aconteçam.

Um dos principais causadores das rupturas

Utilizar planilhas para ter o controle do PDV é um dos métodos mais arcaicos e lentos. Ela pode até funcionar, porém, sabemos que preencher planilhas com todos os dados coletados no ponto de venda ocupa o seu tempo que poderia estar focado em outras demandas.

Com tanta tecnologia sendo apresentada a nós diariamente, controlar dados tão importantes fazem toda a diferença no seu faturamento. E quando se utiliza uma ferramenta antiquada, a eficiência da sua gestão acaba sendo prejudicada.

Elas não fornecem dados em tempo real, sem contar que em alguns momentos é necessário até mesmo ter que comparecer no local para verificar se tudo está correto.

Mas por que falamos das planilhas?

É importante entender que o processo para evitar as rupturas começa bem antes das vendas. Ele começa no planejamento. E é aí que as planilhas são um atraso, pois sua empresa precisa ter acesso ágil ao que está acontecendo com seu produto exposto na gôndola do PDV.

Hoje em dia, existem tecnologias que são muito mais eficientes que as planilhas, onde você consegue ter informações imediatas sobre o seu produto e o local onde ele está sendo comercializado (controle de estoque, a concorrência etc.). As planilhas ficam ultrapassadas quando comparadas as novas tecnologias.

Como sair na frente da concorrência

Por mais óbvio que seja, as rupturas são responsáveis pelo seu shopper escolher o produto do seu concorrente, ao invés do seu. Isso resulta em prejuízo para o seu negócio e até mesmo para o estabelecimento, caso o shopper desista de realizar suas compras, já que não encontrou o que procurava.

Existem algumas formas para evitar que ocorra esse cenário e garantir a visibilidade perfeita no PDV, como:

Conhecer o seu shopper

A sua marca sabe se o produto que está sendo oferecido ao cliente é o que ele realmente quer ou precisa? Essa é uma parte muito importante para criar um PDV de sucesso, pois é o contato direto com o comprador. Se as gôndolas estiverem preenchidas corretamente – ou seja, sem rupturas – as chances de garantir a venda são altas.

Uma equipe de campo ativa e preparada

O seu time de promotores passa as informações corretas e com agilidade? Informam quando podem acontecer rupturas, ou, em como está o estoque? Ter um time ativo e preparado muda completamente os resultados, já que são eles os responsáveis por monitorar seus produtos e te informar com rapidez o que precisa da sua atenção naquele ponto de venda.

Mas ter um time preparado quando a sua marca ainda utiliza planilhas pode não ter o efeito esperado, pois de nada adianta receber informações em tempo real, se todos esses dados ainda precisam ser descritos na planilha, postergando a tomada de decisão.

Ferramentas atualizadas

Existem novos aplicativos que conseguem entregar informações em tempo real e ainda criar gráficos, métricas, ver como está o desempenho do PDV, prever rupturas, enfim, diversas opções tanto para a sua marca, quanto para a produtividade do seu time de promotores.

“Nenhum homem é melhor do que uma máquina. E nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina” – Richard Bookstaber.

Tá, mas como posso prever as rupturas?

Agora vem o pulo do gato! O segredo para prever as rupturas está no processo que é feito ANTES de ocorrer uma ruptura, mais especificamente na organização do PDV.

É aqui que você pode contar com ferramentas como o TradePro Promoter. Uma plataforma ágil que envia alertas de rupturas em tempo real, o que torna possível prevê-las com antecedência, sem correr o risco de acontecer. Permite também acompanhar o time de promotores e se comunicar instantaneamente para resolver qualquer problema no PDV (falta de estoque, rupturas, preço etc.).

Clique AQUI e fuja das RUPTURAS, fazendo com que seu cliente tenha olhos apenas para a sua marca.