Enfim, ano novo! 2023 já começou, acompanhado de muitas expectativas e vontade de evoluir ainda mais.

Quem está à frente das operações de trade marketing sabe que planejar é essencial para um ano organizado e com potencial de crescimento. Se você ainda não definiu o seu planejamento, não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar nessa missão. Vamos lá?

O que é um planejamento de trade marketing?
É o desenho e definição das estratégias de vendas que serão realizadas por sua marca e apresentadas aos varejistas para provar o valor dos seus produtos e ajudá-los a vender ao shopper. Entre essas atividades, estão a execução de planogramas, cronograma de ações promocionais, realizações de pontos extras, campanhas sazonais (Páscoa e Carnaval, por exemplo), negociar mais espaço nas gôndolas e muito mais.

Qual a importância do planejamento de trade marketing?

Estar sempre em movimento é essencial para qualquer marca, pois a concorrência pela atenção do consumidor e pelos espaços nos supermercados está constantemente aumentando. Estar com o planejamento afiado para trabalhar suas ações vai te manter competitivo no mercado.

A marca que planeja suas ações de trade marketing consegue traçar melhor um perfil do seu público-alvo e com isso, priorizar canais e pontos de venda muito mais eficientes. Não só isso: é possível atender com mais assertividade as demandas do shopper, posicionar mais positivamente a marca na mente dos consumidores, otimizar a participação do seu produto em relação aos concorrentes, definir cronogramas e orçamentos de ações, além de tornar o PDV muito mais intuitivo, prático e atrativo para os clientes.

Dicas de ouro para um planejamento de sucesso

Se você está com dúvidas sobre como começar ou quais passos seguir, venha conosco e acompanhe estas dicas que certamente te ajudarão na hora de definir seu planejamento de trade marketing.

Dica 1: Olho no mercado

Também chamada de benchmarking, a pesquisa de mercado é extremamente importante e deve ser o ponto de partida para seu planejamento. Nada melhor do que conhecer seus “rivais” e o perfil do seu shopper para traçar estratégias e superá-los.

Busque entender soluções para estas dúvidas:

  1. Qual o melhor tipo de PDV para expor seus produtos? Seu público está lá?
  2. Você sabe quem são seus concorrentes?
  3. Como você pode contornar esta situação e se diferenciar deles?
  4. Qual a situação dos seus produtos no PDV atualmente?
  5. Você está atento às tendências de consumo relacionadas ao seu produto atualmente?

Saber a resposta para essas perguntas vai ajudar muito na hora de traçar seu planejamento.

Dica 2: Coloque seus objetivos em destaque

Já dizia o ditado: para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. E sua marca não quer qualquer coisa, certo?

Depois da sua pesquisa de mercado, é hora de desenhar o planejamento de fato. É hora de definir novos questionamentos:

• Qual seu objetivo para um mês, um trimestre, um semestre, um ano?
• Seu esforço é para aumentar o faturamento ou lucratividade em determinada porcentagem ou ampliar seu market share?
• Você quer que sua marca esteja em primeiro lugar na mente do shopper?
• Seu objetivo é lançar um novo produto que tenha boa adesão e conhecimento pelo público?

Usando as informações da sua pesquisa, você já terá um panorama do mercado e saberá como direcionar seu planejamento a fim de colocá-lo no sentido do seu objetivo.

Dica 3: Crie seu plano tático de merchandising

Pesquisa realizada, objetivos definidos. Estamos indo bem, concorda? Agora é hora de estruturar toda o que será executado. O plano tático tem como função alinhar ações de branding e merchandising. Nesta etapa, você analisa quais são os materiais oferecidos pelo departamento de marketing responsável por seus produtos e aplicá-los no PDV. Dessa forma, você consegue ter muito mais recursos para criar as mais diversas ações de merchandising, como layout, planograma, estratégias de cross merchandising, pontos extras, ilhas, pontas de gôndola, degustações, demonstrações, materiais interativos de divulgação, eventos de lançamento e muito mais, tudo sempre alinhado às necessidades do público e de acordo com o direcionamento do seu objetivo.

Feito isso, é hora de criar o cronograma de todas essas ações e, depois de tudo pronto, repassar claramente todas as informações aos seus promotores.

Dica 4: Conte com a tecnologia para colocar tudo em prática

A tecnologia está aí, por que não usá-la? Contar com ferramentas de gestão de equipes de trade marketing é uma mão na roda para quem está no comando de grandes times de promotores. Atualmente, existem opções disponíveis no mercado que agilizam e automatizam boa parte do processo, deixando o gestor mais focado em atividades estratégicas para melhorar ainda mais os resultados.

O TradePro Promoter é uma dessas ferramentas. Através dele, sua empresa pode realizar toda a gestão de colaboradores via geolocalização e gerenciar 100% de suas demandas de trade marketing em um dashboard intuitivo e completo, melhorando o desempenho e aumentando a produtividade da sua equipe. Tudo isso de forma fácil, personalizada e na palma da sua mão.

Com ele, você consegue criar roteirizações muito mais detalhadas e precisas, além de receber imagens captadas diretamente do PDV e alertas de rupturas, produtos vencidos ou estoque baixo, remediando problemas antes que eles aconteçam.

Através dos dados gerados pelos promotores, você toma decisões muito mais rápidas, assertivas e reúne informações que podem te ajudar nos próximos planejamentos.

Dica 5: Defina métricas e acompanhe-as

Nenhuma estratégia pode ser colocada em prática se não for avaliada ao longo e após sua execução. Mensurar como andam suas ações é indispensável para checar a efetividade delas, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Esse acompanhamento vai te ajudar a redirecionar esforços caso haja pontos em que sua estratégia não esteja alcançando o resultado esperado.

O TradePro Promoter também oferece este acompanhamento. E, como sabemos que, quando o assunto é trade marketing, não adianta mais ser rápido. É preciso ser em tempo real. Os dados são apresentados e traduzidos no dashboard de maneira instantânea para que você saiba o que realmente está dando certo.

Temos certeza de que, seguindo essas dicas, seu planejamento será muito mais efetivo e entregará resultados concretos que servirão de norte para seu próximo plano.

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