Um dos momentos mais aguardados pelos brasileiros está chegando — dia 25 de novembro — e promete movimentar MUITO o varejo (tanto e-commerce, como loja física). E com a chegada da Black Friday, a sua equipe precisa estar preparada para executar a melhor ação e evitar o máximo de problemas que podem surgir.

O seu negócio está realmente preparado para essa data? Descubra agora como preparar a sua equipe de promotores e aumentar as suas vendas.

Tenha estratégias definidas

Você já ouviu a frase, “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”? Esse pequeno trecho do filme, Alice no País das Maravilhas, fixa bem esse tópico.

Defina estratégias para os seus promotores saberem exatamente o que deverá ser feito no dia. Mas defina com antecedência, pois, caso seja muito em cima da hora, conflitos podem ocorrer e atrapalhar o desempenho da sua equipe na Black Friday. Não faça com que os clientes se deparem com rupturas.

Defina as estratégias com antecedência e treine os seus promotores.

Fuja da “Black Fraude”

Um dos principais motivos da Black Friday ser “odiada” pelos compradores, é a famosa “Black Fraude”. Isso aconteceu quando algumas marcas começaram a aumentar o preço dos seus produtos faltando uma semana para a Black Friday. Assim, quando chegava no dia, os preços caíam, mas na realidade eles estavam apenas voltando para o valor normal — sem desconto nenhum.

Isso acabou causando uma desconfiança no valor correto das coisas e se realmente os produtos estavam em promoção. Sendo assim, diversos brasileiros deixam de comprar na Black Friday por conta dos golpes que eram — e ainda são, por algumas marcas — aplicados.

Esteja preparado para isso. Deixe os valores (precificação) bem claros para os clientes, mostrando que aqueles sempre foram os preços reais dos produtos. Assim, quando chegar na Black Friday, os seus clientes verão que os descontos são verdadeiros e que não estão sendo enganados.

Analise os resultados dos anos anteriores

Que nós aprendemos com os erros, você já sabe. Sendo assim, ver o que saiu errado na última Black Friday é essencial para realizar uma execução perfeita nas próximas vezes. Assim, você saberá o que funcionou e o que pode ser melhorado.

Também poderá olhar como foi o desempenho dos seus promotores, se o serviço foi executado corretamente (os preços, rupturas, organização, ambiente etc.), os dados coletados, entre outros.

Agora, se você não tem os resultados da última Black Friday, começar a registrá-los pode ser um ótimo gerador de insights para as próximas campanhas.

O visual vende MUITO

Quando você vai comprar um produto, uma das características mais importantes é a sua apresentação visual, já que nós compramos com os olhos antes de tudo. O visual importa muito quando o assunto é vendas. Sabendo disso, deixe a sua marca mais chamativa o possível durante a Black Friday, promovendo ações, como, pontos extras, degustações, abordagens e outras estratégias.

Assim, o seu produto será um destaque no meio da multidão, fazendo diferente do que todo mundo já faz.

Faça o que NINGUÉM faz

Se quiser vender mais, terá que fazer o que ninguém faz. Os clientes tendem a comprar mais quando é algo novo. E quando falamos sobre algo novo, estamos falando em ter uma ferramenta de gestão ao seu lado.

A sua marca saíra com vantagem em relação aos concorrentes durante a Black Friday, já que você terá uma visão mais ampla do seu negócio (organização, gôndolas, rotina, SKU’s, estratégias e muito mais). Existe uma ferramenta que é capaz de entregar tudo isso e muito mais para o seu negócio, aumentando as suas vendas e colocando você na frente da concorrência.

O TradePro fará com que suas ações de Trade Marketing sejam executadas com mais precisão, tornando a visualização dos seus produtos fácil e rápida. Você poderá gerenciar, em tempo real, como está o seu desempenho e otimizar os processos internos. Essa é a vantagem que irá alavancar as suas vendas e aumentar os seus lucros.

O gestor de trade marketing também pode demandar aos promotores ações de ponto extra, promoções e outros atos que irão alavancar as vendas durante a Black Friday.

Saia na frente da concorrência. Toque AQUI e conheça a ferramenta que será responsável por aumentar as suas vendas na Black Friday e no dia-a-dia.