O sortimento e o mix de produtos andam lado a lado e são confundidos com facilidade. Isso acontece porque ambos lidam com os produtos que são oferecidos pela marca, mas cada um deles tem as suas especificidades.

Basicamente, o sortimento está ligado à quantidade de itens presentes em cada categoria (as categorias de produtos que você vai colocar na sua loja para vender).

Por outro lado, o mix de produtos é o catálogo completo de produtos, ou seja, a variedade de produtos que são oferecidos por uma marca X.

Porém, apenas conhecer os dois não fará nenhuma diferença no seu negócio. Hoje, você entenderá quais as suas diferenças e como eles são importantes.

A importância do sortimento para o seu negócio

Já percebeu a diferença entre uma rede de supermercados gigante e uma lojinha de um bairro?

Um supermercado consegue oferecer uma grande variedade de produtos para os seus clientes. Pense em pães, quantas marcas existem em apenas uma seção de pães? Você certamente encontrará o mais em conta ou da sua preferência dentro de tantas opções.

Isso acontece porque eles já são uma rede que conseguem oferecer mais opções e, assim, atender a preferência e vender o produto ideal para diversos perfis de clientes.

Mas o cenário é outro quando falamos sobre uma lojinha de bairro. Realizar um sortimento inteligente é indispensável nesse caso, pois eles não têm acesso a variedade de produtos como o supermercado. Ali, os produtos precisam ser escolhidos corretamente, evitando desperdícios, rupturas ou vencimento por produtos em excesso.

Como falamos no começo do texto, o sortimento está ligado à quantidade de itens presentes em cada categoria, ou seja, quantas opções diferentes de um mesmo produto o estabelecimento irá oferecer para os shoppers.

Ter a estratégia ideal para lidar com o sortimento faz toda a diferença, já que precisa ser pensada para atender as expectativas de quem compra, sem comprometer o faturamento do estabelecimento.

Aplicando estratégias para melhorar a gestão do sortimento

Mesmo que os supermercados ofereçam uma variedade absurda de produtos, eles também precisam utilizar estratégias para ter sucesso nas vendas. Pensando nisso, aqui estão questões que não podem deixar de serem revisadas antes de decidir o sortimento que você vai disponibilizar nos mercados:

Público alvo

Como sempre, o público-alvo aparecendo novamente em nossos blogs. Esse deve ser o passo principal quando falamos em vendas: você deve conhecer quem é o seu cliente, para assim escolher quais produtos estarão presentes em cada ponto de venda de acordo com o público que ele atende.

Você não vai oferecer produtos classe C ou D, em um estabelecimento que o consumo é classe A ou B. Os produtos podem até vender, mas em uma escala muito menor.

Por isso, conhecer o perfil do shopper que frequenta seu estabelecimento é essencial para produzir qualquer ação (promoções, degustações e outras).

Localização do estabelecimento

Essa é uma parte muito importante da venda. Imagine que você tem uma loja (mercado ou distribuidora) que atende uma região classe C e D. Se você oferecer um produto que a classe A consumiria (caviar, trufas, azeites especiais) as chances de ocorrer uma venda são muito baixas.

Mas isso não significa que ninguém daquela região tem interesse nesse tipo de produto. Por conta disso, é indispensável uma boa pesquisa de público na área onde está localizada a loja, e aí sim definir a quantidade e quais tipos de produtos ficarão expostos.

Tamanho da área de vendas e espaço disponível para a exposição dos produtos

Todo estabelecimento tem um tamanho limitado. Sabendo disso, ter consciência do espaço disponível para posicionar os seus produtos é importante.

Sabendo o seu espaço e suas limitações, adquirir produtos ficará mais fácil, pois você saberá exatamente o que adquirir e como você irá distribuir o que já tem.

O que é o mix de produtos?

Como já citamos, o mix de produtos é o catálogo completo de produtos, ou seja, a variedade de produtos que são oferecidos por uma marca X. O seu objetivo é atender a demanda de diversos perfis de clientes.

Ele se relaciona mais ao produto em si. Pense em uma mercearia que vende cerveja. Dentro da mercearia, haverá diversos formatos de cerveja (latinha, long neck, latão, no vidro etc.) com variedades de marcas para cada um deles.

Nesse caso, é recomendado que tenha sempre três tipos de marca para cada formato: uma líder, uma mais barata e uma intermediária.

Como montar um mix de produtos que vende

Existem algumas estratégias para montar um mix de produtos que vende e nós iremos passar para você.

Escute o seu público

Não tenha vergonha ou medo de perguntar ao seu cliente, quando ele sair da loja, se ele encontrou o que procurava. Pessoas adoram ter as suas opiniões ouvidas, isso faz com que elas se sintam importantes e parte da decisão.

Na maioria dos casos, eles falarão para você o que acharam e darão dicas sobre como você pode melhorar em X ou aprimorar alguns produtos (Importante lembrar: treine seu time para filtrar o que os clientes vão falar).

Descubra quem é o seu cliente

Muito parecido com o sortimento, você precisa descobrir para quem está vendendo e o que o seu cliente consome.

Essa é uma parte muito importante para o seu negócio, pois você saberá exatamente com quem está lidando e como pode aumentar suas vendas de acordo com o perfil do cliente.

Aplicando as estratégias para aumentar as vendas do seu negócio

Depois de tudo que foi ensinado, chegou a hora de colocar em prática.

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