“Nós compramos com os olhos”, você já ouviu essa frase? Ela é muito verdadeira, pois o primeiro contato que temos com um produto é o visual. Quando o assunto é merchandising no PDV, a Exibitécnica é muito adotada. Mas você sabe o que é isso?

Hoje, vamos te explicar um pouco mais sobre ela e como ela pode te ajudar a vender mais. Vamos lá?

A comunicação no PDV


Primeiramente, devemos ter em mente a importância da sinalização no ponto de venda. Ela serve para tornar a experiência do shopper mais ágil, prática e fazer com que ele se sinta bem orientado no espaço, encontrando corredores, produtos e seções mais facilmente. Se a sinalização não está eficiente, o cliente pode ter dificuldades para encontrar seu produto, se estressar e não voltar a visitar o PDV com problemas.


O que é Exibitécnica?

O termo, que já é conhecido por muitos profissionais de visual merchandising e merchandising no PDV, tem como conceito a exposição dos produtos bem planejada e executada para chamar a atenção dos consumidores, podendo até usar o próprio produto ou marca como elementos na execução.

Quer ver alguns exemplos? As ilhas e pontos extras são alguns dos recursos de exibitécnica mais utilizados nos supermercados.

O conceito de exibitécnica é mais amplo e com diversas aplicações, abrangendo até identidade visual da loja em si, mas nós vamos direcionar este material para o universo do merchandising no PDV.

Além dos pontos extras e ilhas, são exemplos de exibitécnica: Ponta de gôndola, móbiles, displays, expositores de ações de cross merchandising, adesivos no chão, réplicas dos produtos em tamanhos maximizados na entrada ou dentro da loja, mascotes e muito mais.

Já percebemos que a exibitécnica tem como objetivo impactar e chamar a atenção, certo? Com ela, não há limites para a imaginação.

Vantagens da exibitécnica

Utilizar este recurso proporciona benefícios para toda a cadeia de distribuição. Para o consumidor, facilita a compra, gera desejos e necessidades, torna a experiência mais positiva. Para o varejista, atrai novos consumidores, fideliza clientes, aumenta o faturamento e valoriza o espaço do PDV. Para distribuidoras e indústrias, reforça a marca, inibe a concorrência e aumenta o giro dos produtos, ou seja, impacta positivamente nas vendas lá no início do ciclo.

Planograma e exibitécnica, tem a ver um com o outro?

De certa forma sim, embora não carreguem os mesmos conceitos. A execução de um planograma impacta no resultado visual como um todo, tornando-se um recurso de exibitécnica por si só. Quem tem dificuldades para encontrar o famoso refrigerante de rótulo vermelho nas prateleiras? De longe já é fácil vê-lo.

Exibitécnica é para minha marca?

A resposta é: sim, e você deve sempre incluí-la em suas estratégias de trade marketing. Defina as possibilidades com os pontos-de-venda, repasse as demandas para os promotores e acompanhe o resultado final da execução.

Se o PDV é visual, seus dados de inteligência também podem ser

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