Faz parte da rotina do trabalho de Trade Marketing encontrar soluções inovadoras para se destacar da concorrência no PDV, buscando um visual mais atraente, um posicionamento privilegiado e até materiais de divulgação que chamem atenção para o produto.

Mas uma tendência chegou também no Trade Marketing: a experiência do consumidor. Hoje as principais estratégias de marketing estão relacionadas ao conceito de oferecer experiências sensoriais aos clientes. Proporcionar isso ainda no ponto de venda é um enorme diferencial e pode trazer resultados significativos nas suas vendas!

Qual a importância da experiência para o consumidor?

Já passamos do tempo em que é o suficiente ter um produto bem posicionado e com visual bonito. Em meio a tantas opções de qualidade, com diversas possibilidades, embalagens e preços, fazer o cliente prestar atenção no seu produto já é um desafio enorme. Aí que entra a importância de oferecer uma experiência diferenciada, que atraia e crie uma conexão com o público. Eles não precisam apenas te ver, precisam lembrar de você e ter alguma relação de confiança e afeto pela sua marca ou produto.

Vamos exemplificar: Você está em dúvida entre dois produtos de marcas diferentes, que oferecem os mesmos benefícios e tem o mesmo preço. Porém, um deles já te proporcionou uma experiência positiva ou inovadora, que foi pensada em você, e o outro não. Qual você escolheria? O que tentou te atender bem com estratégias personalizadas ou o que nunca se preocupou em fazer ações voltadas para você? Nem precisamos pensar muito para responder essa…

A tecnologia como aliada do trade marketing


As tecnologias usadas nas lojas vão além dos displays e sistema de autoatendimento, elas entram em ação do pré ao pós-venda, utilizando estratégias bem definidas que auxiliam o cliente durante toda a sua jornada de compra. A ideia é tornar a relação da marca com o cliente ainda mais inteligente e completa, possibilitando que através da tecnologia as empresas consigam conhecer, entender e entregar o que o cliente precisa, tudo isso feito de forma personalizada.

Integrando as plataformas


Atualmente, a jornada de compra dos consumidores começa muito antes de sair de casa. Praticamente todas as decisões de compra começam com uma consulta pelo celular, conferindo avaliações sobre produtos, fazendo comparativos de preços e benefícios. Tudo isso deixou o consumidor muito mais informado e exigente. Portanto, ter uma experiência diferenciada no PDV pode ser um fator decisivo para a finalização da compra.

Sua marca pode começar a oferecer essa experiência antes mesmo do consumidor chegar nas lojas. Se ele está buscando informações e facilidade antes mesmo de sair de casa, forneça isso através de tecnologias compatíveis. Se ele está buscando preços mais baixos, ofereça descontos e cupons que podem ser trocados no PDV. As possibilidades de estratégias são muitas e a regra é simples: integre todas as plataformas possíveis para o cliente ter certeza que você se preocupou em ajudá-lo em todas as etapas de compra.

Isso vale também para a fidelização. Encontre formas de manter o relacionamento com o consumidor da sua marca mesmo depois de já ter saído do ponto de venda. Aqui o cuidado é ainda maior, para que esse relacionamento seja interessante para o consumidor e não se torne algo invasivo e incômodo

Experiências sensoriais e interativas no PDV


Investir em interatividade exige muita pesquisa e atenção ao estágio de compra do cliente. Nem todo cliente chega na loja já sabendo o que quer, isso tudo precisa ser levado em consideração. Esse trabalho consiste também em conhecer o seu cliente e saber que tipo de emoções e sensações podem agradá-lo e oferecer algum ganho significativo ao ponto de se conectar com a sua marca.

As experiências sensoriais já são conhecidas no ramo de trade marketing, elas consistem em estimular um (ou mais) dos nossos 5 sentidos naturais. Isso pode ser feito com estratégias básicas, como um aromatizante, ofertas de degustação, experiências sonoras, entre outros. Estimular sentimentos também é um ponto fortíssimo de conexão entre marcas e consumidores, aqui é importante focar nos desejos e dores de seus consumidores e fornecer interações que tragam soluções.

É essencial compreender que o PDV não é apenas um local de venda de produto, ele é um ponto de relacionamento entre o consumidor e a marca, ele precisa traduzir todo o propósito que seu produto carrega e apostar em experiências que apenas a sua marca pode oferecer.

Veja exemplos de marcas que acertaram na experiência customizada

Coca Cola – Happy Beep:
A Coca Cola deu mais um show de criatividade com uma ação em parceria com mercados. Cada vez que uma coca cola passava pelo registrador de produtos do mercado, tocava um beep personalizado com o jingle da marca. Uma ação simples, que foi criada em cima do propósito da marca: Abrir a felicidade em todos os lugares.

Dunkin Donuts – Flavor Radio:
https://www.youtube.com/watch?v=kmrc8ZJld8A
Uma ação que começou nas ruas e aumentou em 16% as visitas ao PDV. A Dunkin Donuts instalou dispensadores de aroma com o cheiro do seu café em ônibus de Seul, capital da Coreia do Sul. O aroma era dispensado sempre que um spot tocava na rádio dos ônibus e em pontos próximos ao PDV, criando uma conexão sensorial.

Budweiser – The Rock Fridge:

Uma ação totalmente focada na experiência! A ideia aqui foi criar memórias e diversão em um momento de total descontração, quando o cliente nem está pensando em tomar uma decisão de compra. A Budweiser colocou uma geladeira em shows de rock que funcionava com um game de guitarra, quando os competidores conseguiam uma pontuação mínima, a porta da geladeira era destravada e o consumidor podia pegar sua cerveja gelada. A união perfeita entre posicionamento de marca e fidelização de público.

Faber Castell

Prender a atenção no PDV é um desafio e tanto. Mas você pode fazer isso através do seu próprio produto, junto com um material de ambientação personalizado. A Faber Castell investiu em painéis com desenhos para colorir. Além de ser uma fonte de entretenimento para as crianças, os pais percebem a qualidade do material através do experimento.

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