O sucesso de um negócio é resultado de muito estudo, empenho e, principalmente, de uma equipe comprometida e motivada. Todo bom administrador sabe que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao desempenho de seus colaboradores. Na área de trade isso é ainda mais visível, já que sua equipe de promotores é quem decide a forma como seus clientes e como o público enxerga sua marca.

Manter seus promotores motivados e alinhados com o pensamento estratégico das ações de trade ainda é um desafio, principalmente devido à distância física dos profissionais que estão em campo com o backoffice. Para ajudar a contornar essa situação e melhorar o desempenho da sua equipe, o Mobile Promoter trouxe 5 dicas para deixar seus promotores motivados e inspirados através de campanhas de incentivo. Confira!

1) Entenda seus colaboradores

Um dos maiores erros na hora de criar uma campanha é esquecer do principal: entender seus colaboradores e o que eles querem e precisam. Quando você faz uma campanha de incentivo que foca apenas em aumentar as vendas, você está prestes a dar um tiro no pé. O perfil dos profissionais é muito variado, eles têm forma de trabalho e aspirações diferentes.

A regra fundamental é enxergar as pessoas como pessoas, não como números, nem como vendas. São seres humanos. Quando você começa a entender isso, fica mais fácil identificar fatores que motivam de verdade sua equipe. Aproxime-se e tente descobrir as dificuldades e realidades de cada um. Faça com que eles sejam parte do processo.

2) Defina o objetivo e o plano de ação

Sua campanha precisa ter um objetivo claro: aumentar vendas, aumentar venda de um produto específico, melhorar o desempenho, reduzir o absenteísmo, entre outros. Depois disso, é importante definir todos os passos da campanha e comunicá-los de forma clara para seus colaboradores. Eles precisam saber o que será avaliado, como funciona a premiação, quanto tempo o programa irá durar e todos os pontos da campanha.

Não deixe margem para dúvidas e não crie regras mirabolantes. Lembre-se que sua equipe passa a maior parte do tempo em deslocamento ou realizando tarefas, eles precisam que as instruções sejam simples e objetivas. Se alguma etapa ou regra for mal-entendida, pode criar transtornos e desmotivar de vez seus promotores.

3) Ofereça recompensas que sejam realmente atraentes

Uma campanha de incentivo precisa, como o próprio nome já diz, incentivar que os colaboradores participem e façam tudo o que for necessário para ganhar. Por isso, escolher a recompensa ideal é uma das etapas mais importantes do processo. Nessa hora, vale retornar até a dica número 1 e se perguntar: O que meu colaborador precisa? O que ele quer? O que faria ele feliz?

De modo geral, as pessoas são motivadas por dois fatores: dores e ganhos. Isso significa que elas tomam atitudes visando diminuir as suas dores e/ou conseguir algum ganho desejado. O seu prêmio precisa oferecer uma dessas duas vantagens.

Isso não significa que você precisa oferecer prêmios milionários, mas sim, coerentes com as necessidades de seus colaboradores, com o objetivo que foi definido e com o desafio proposto.

Recompensas simples e simbólicas, que visam reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido costumam fazer toda a diferença e ser uma ótima forma de deixar sua equipe animada e feliz. No entanto, se você está desenvolvendo um programa que visa altos números de vendas, é importante oferecer recompensas compatíveis, que também tragam ganhos financeiros ao vencedor. A dica é sempre calcular o que e quanto sua empresa ganhará com aquela ação e, assim, definir um prêmio que seja coerente com esse ganho.

4) Celebre as vitórias e reconheça os resultados

Todas as campanhas chegam ao fim e uma das coisas mais esperadas pelos participantes que se dedicaram é saber como foi, quem ganhou, porque ganhou e todos os detalhes do processo.

Faça desses momentos um pequeno evento (ou grande, se houver a possibilidade), reúna a equipe, comemore com os vencedores, reconheça aqueles que se empenharam e dê um feedback sobre todas as etapas. Mais importante do que ganhar um programa de incentivo, é que a equipe entenda o objetivo proposto e os caminhos que foram seguidos para alcançá-lo.

5) Seja um líder

Um dos modos mais baratos, efetivos e corretos de motivar sua equipe é sendo um excelente líder. Os programas de incentivo são importantes e trazem resultados incríveis, mas se os promotores não se identificarem com você e com a sua forma de conduzir o trabalho, eles nunca vão se sentir verdadeiramente motivados e até o engajamento nas ações será mais difícil de conquistar.

Um chefe pensa apenas em resultados, centraliza o poder e é temido pela maioria. Um líder incentiva, abraça a causa e anda lado a lado com a equipe. Quando você se preocupa em ser um bom líder, as pessoas percebem e se sentem valorizadas, fazendo com que você vire uma verdadeira fonte de inspiração. Ser justo, reconhecer o talento das pessoas e saber dar feedbacks negativos geram confiança, fortalecem o grupo e criam um propósito.

Agora que sua equipe está motivada e cheia de energia para ir à campo, chegou a hora de alcançar a maior performance e rendimento nas operações de trade marketing. Com o Mobile Promoter, sua empresa poderá utilizar ao máximo o potencial de sua equipe para vender muito mais!