O Live Marketing surgiu como uma evolução do marketing promocional e tem como objetivo criar ações que proporcionem experiências e memórias marcantes nos consumidores. Mas será que é possível incorporar o conceito de Live Marketing para incrementar as estratégias de trade? Acompanhe a matéria e descubra!

Qual é o conceito do Live Marketing?

Você já saiu para passear no shopping, parque ou até na rua e viu uma ação de marketing que te proporcionou uma experiência tão legal que você sentiu vontade de contar para outras pessoas, tirar fotos e postar nas redes sociais? Se sua resposta for positiva, então você já foi impactado por uma ação de Live Marketing.

O objetivo principal dessas ações não é vender produtos ou serviços, e sim gerar empatia, interação e engajamento dos consumidores com a marca. Elas acontecem ao vivo, sem interferência de outros canais, como rádio, televisão, computadores ou smartphones. Enquanto o marketing promocional focava em fazer a marca aparecer, o live marketing se dedica a criar engajamento com o público.

Um exemplo famoso e que deu super certo foram os nomes nas latas de Coca Cola. Os mais de 150 nomes estampados nas latinhas chamaram atenção do público jovem e aumentaram significativamente a procura pelo produto, além de render milhares de publicações em redes sociais.


E para provar que o Live Marketing não é algo tão novo assim, separamos outro exemplo que conquistou o coração de todo mundo nos anos 90. Quem lembra dos mamíferos da Parmalat? Um dos cases mais famosos do Brasil que gerou mais de 15 milhões de pelúcias distribuídas e um aumento de 80% no reconhecimento da marca no mercado de leite. Veja o vídeo para relembrar!

É uma estratégia acessível para todas as marcas e empresas

Se engana quem pensa que apenas grandes marcas têm poder e capital para investir em Live Marketing. Essa é uma das coisas mais interessantes sobre esse tipo de ação: elas são acessíveis para todos os tipos e tamanhos de empresa, e mesmo ações com orçamentos menores podem ser muito efetivas.

Por quê aplicar Live Marketing nas minhas estratégias de trade?

Existe uma grande diferença entre os dois segmentos do marketing: o live marketing é focado na fidelização do público final, enquanto o trade marketing é muito mais voltado para a fidelização do PDV, embora o resultado do seu trabalho entre em contato direto com o público final.

Seguindo essa linha de raciocínio, fica fácil entender o porquê o live marketing aliado ao trade é uma excelente ideia! Afinal, um dos grandes desafios dos promotores é fazer com que seu produto se destaque dos concorrentes e ganhe visibilidade no PDV e o desafio dos varejistas é criar estratégias que atraiam o público para sua loja e gere fidelização. Quando o trader chega com uma proposta de live marketing no PDV, isso traz mais resultados para o trabalho de trade e também beneficia o varejista.

Criatividade: esse é o ponto de partida de qualquer ação de Live Marketing

Você já sabe o que é o Live Marketing e também já entendeu porque é tão importante aliar esse recurso com suas estratégias de trade marketing. Mas agora fica a dúvida: por onde começar?

Na grande maioria de nossos posts comentamos a importância de conhecer o seu público e aqui não seria diferente! Ao elaborar uma ação de Live Marketing é sempre importante conhecer o que motiva e inspira seu cliente, como ele se diverte, o que o emociona, o que o deixa empolgado, quais suas aspirações… Tendo essas informações já é possível ter várias ideias para criar proximidade e engajamento.

Depois disso, defina o objetivo estratégico da sua ação: reconhecimento de marca, lançamento de produto, gerar movimento nas redes sociais, vender o produto, criar uma experiência ou memória afetiva, enfim, os objetivos são infinitos e só você saberá definir o que é mais importante nesse momento. Com o objetivo definido, abra a sua mente para as ideias.

Isso mesmo, a criatividade é o que vai fazer a diferença e definir o sucesso da sua ação. E quando falamos em criatividade, não estamos nos referindo a planos mirabolantes e ideias super inovadoras (mas também pode ser!), estamos falando sobre encontrar formas criativas de impactar seu público dentro das suas possibilidades. Usando a criatividade, você conseguirá criar ações até para os orçamentos mais baixos e para os produtos que parecem mais difíceis de promover.

Não esqueça do plano de ação

Por mais que você tenha encontrado a ideia genial, é essencial pensar na parte prática antes de apresentá-la ao mundo. Ela é viável? Está de acordo com o orçamento? É de fácil execução? O cliente vai compreender os mecanismos de uso? O cliente vai entender o objetivo final? Ela trará resultados reais de acordo com meus objetivos?

Colocar no papel cada etapa da ação vai te ajudar a responder essas questões e identificar possíveis problemas no processo ou na execução da ação. Crie um plano de ação simples e objetivo, defina prazos, metas e esteja sempre alinhado com os objetivos iniciais.

Lembre-se que o mais importante é entender tudo que o Live Marketing pode agregar ao trabalho de trade e ter em mente que o cliente deve ser o centro de tudo. Proporcionar experiências memoráveis pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar o shopper e fazer o seu produto se destacar no PDV. Mãos à obra!