Hoje vamos falar sobre a experiência do shopper no PDV! É comum que muitas pessoas pensem que a melhor experiência no PDV se resume a uma boa localização e uma loja organizada, mas o assunto vai muito além disso. Existem muitos detalhes que podem impactar na experiência do consumidor em uma loja e, nesse post, vamos ressaltar algumas delas para ajudá-los a melhorar a performance do seu produto e aumentar a satisfação do seu público.

Entenda a jornada do seu shopper

Estudar a jornada de compra do seu shopper é o princípio de toda estratégia de trade. Quanto ele geralmente gasta? Quais categorias ele procura em uma loja? Quais as expectativas de valor, conveniência e vantagem ele busca ou se sente atraído? Para isso, pesquisas em campo é a melhor estratégia para levantar esse perfil. Leve sua equipe ao PDV para executar essas pesquisas, abordando os shoppers e entendendo melhor sobre os indicadores que sua empresa precisa para direcionar ações e mensurar resultados.

Tudo fácil e ao alcance

Tudo o que um consumidor precisa em uma loja é ter acesso fácil aos produtos que deseja, e isso faz toda a diferença na experiência de compra. Não estamos falando apenas da gôndola em si, mas investindo em estratégias de pontos extras com promoções e lançamentos, ações de cross-selling como oferecer o queijo ralado em expositores próximos aos molhos de tomate, os produtos disponíveis nas filas dos caixas e segmentos de produtos bem definidos para acompanhar a sequência de compra.

Promocione produtos e ofereça mimos

Quando um shopper vai ao supermercado, não apenas busca o que precisa, mas também procura uma forma de economizar, sobretudo nos tempos atuais. Oferecer promoções em determinados dias da semana para determinados setores, realizar ações de “compre & ganhe”, “leve 3, pague 2” e outras estratégias de venda podem agradar muito o bolso do cliente. Ações de merchandising como degustações, demonstrações e amostras grátis também podem atrair o consumidor, que pode ter um contato melhor com seu produto.

Invista no Sensorial

O shopper também compra com estímulos aos sentidos. Proporcionar uma experiência sensorial ao público pode ativar gatilhos mentais favoráveis à compra, como no exemplo do marketing olfativo. Aquele cheirinho de pão saindo do forno, um perfume agradável pode transportar o cliente para uma memória afetiva e aumentar as chances de compras por eventual impulso. As degustações, por exemplo, além de proporcionar um contato do consumidor com seu produto, podem chamar a atenção dentro do PDV pelo cheiro.

Mantenha as estratégias sempre funcionando

Realizar uma ação única para melhorar a experiência do seu shopper fará efeito apenas para os consumidores que visitarem o PDV naquele período de tempo, mas não para a maioria deles. Por isso, é importante manter as ações sempre em funcionamento para que façam o maior e melhor efeito. Contar com uma boa ferramenta de gestão para traçar, acompanhar e analisar ações de trade marketing é indispensável para o sucesso das estratégias. Por isso existe o TradePro! Através dele, você pode realizar planogramas, roteiros, demandar ações e muito mais. Uma boa gestão de equipes de promotores também reflete na experiência do usuário!

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