Para que uma empresa possa ter uma marca competitiva e que consiga prosperar no mercado, realizar a análise de concorrência de PDV se faz extremamente essencial e necessário.

Com essa análise é possível obter ótimos insights quando se observam as metodologias e comportamentos de consumidores de outras organizações, podendo aproveitar oportunidades que podem surgir.

Hoje vamos entender a importância dessa análise e também as suas vantagens. Acompanhe o artigo!

Compreendendo a análise

Uma boa estratégia no setor de marketing empresarial possui de maneira indispensável uma análise de concorrência de PDV. Sem ela se torna inviável para uma empresa que está iniciando no mercado sem uma marca estabelecida conseguir se solidificar.

Porém, quando se tem falta de concorrentes significativos, pode-se entender que o mercado não está desenvolvido o suficiente ou possui baixa demanda. Com uma análise nesses casos, você consegue observar se as chances de obter sucesso são favoráveis ou não.

Implementar a análise de concorrência garante a possibilidade de definição de estratégias que evitem um cenário desfavorável como esse, que podem causar grandes prejuízos ao negócio.

Vantagens

Não só evitar com que a sua empresa tenha de encerrar as atividades, mas a análise de concorrência também resulta na coleta de dados valiosos, podendo direcionar boas estratégias. Observe algumas das vantagens:

  • Suporte para as estratégias

Mesmo com a precificação sendo um dos fatores competitivos, esse não é o único dos fatores. É necessário entender os valores e preços que os concorrentes oferecem, avaliando qual o tipo de competição no mercado de atuação.

Fazendo uma análise se torna mais fácil entender quais os tipos de estratégias que as outras empresas estão utilizando, tendo assim estratégias comerciais mais assertivas e que podem trazer melhores resultados.

  • Auxilia a evitar erros

Assim que se entende o posicionamento dos concorrentes, isso ajuda a evitar grandes riscos, auxiliando em estratégias eficazes e na escolha de produtos que podem trazer melhores soluções ao seu público.

É possível identificar se os concorrentes estão precificando os produtos de maneira incorreta, aplicando valores baixos para tentar aumentar a quantia de clientes e, assim, evitar esse tipo de disputa e até mesmo observar se um negócio possui estoque reduzido, tornando assim, uma oportunidade.

  • Aumento do reconhecimento

Toda a empresa que está em crescimento deseja obter um melhor reconhecimento de marca, tornando-se aceitável pelo público e assim obtendo clientes fiéis que possam fazer uma publicidade positiva e tendo maior poder competitivo.

Realizando uma boa análise, a organização dos dados coletados consegue detectar brechas entre os concorrentes que podem ser utilizadas para atrair novos consumidores, construindo assim uma marca sólida e se tornando uma autoridade no segmento.

Pontos importantes

Conseguimos observar que a análise de concorrência de PDV promove resultados positivos para uma empresa, mas é preciso se atentar em algumas questões.

A precificação, por exemplo, deve ser constantemente analisada, observando quais preços os concorrentes estão praticando. Questões como ações promocionais realizadas e lançamentos futuros também devem constar na análise, estando sempre atento para o que os concorrentes planejam lançar.

Dessa maneira, é possível realizar uma análise que garante bons resultados e possibilidade para boas estratégias.

Outra questão é que para que uma análise possa ser feita com maior qualidade, contar com um bom software de gestão auxilia nesse fator e garante uma análise mais assertiva além de ajudar a diminuir os problemas de execução no PDV.

O TradePro Promoter é um software de gestão que vai muito além de analisar o PDV, tornando possível a criação de roteiros e acompanhamentos dos promotores em tempo real, fornecendo relatórios de desempenho que contribuem nos planejamentos estratégicos e diversas outras soluções.

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