O varejo em 2020 promete ser algo mais descontraído, sustentável e rico em tecnologias. Você está pronto para isso? No texto de hoje comentamos sobre as tendências no mercado de 2020 para dar grandes ideias em como você pode se adaptar à isso.

O varejo sustentável tem a ver com fazer mais usando menos, ter um posicionamento consciente e também trabalhar com ações efetivas. Os consumidores de hoje em dia ignoram marcas que vão contra ao seus valores, por isso, o posicionamento sustentável é imprescindível.

As novas tecnologias vem com tudo, assim como em qualquer outra área. Utilizadas para agradar e encantar o cliente, utilizando meios para fidelizar e tornar uma venda recorrente. E por fim, um comércio descontraído por vender novas experiências, o que na verdade é um luxo.

Quanto a isso, separamos alguns pontos para você repensar no seu varejo em 2020. Anotem!

Tenha uma identidade muito bem afirmada

Ter uma identidade definida deixa muito mais claro a sua proposta para a de concorrentes, é necessário isso para se diferenciar às outras do seu mercado, sobretudo, do mercado direto. Toda a identidade visual, coleção, forma de atendimento e experiência dentro da loja precisam ser coordenados em apenas uma linguagem.

Divertimento é um luxo

Com a evolução da tecnologia, novas tarefas são atribuídas as pessoas, por isso, todo e qualquer espaço de entretenimento e diversão é bem-vindo. As personalizações são meios que podem fidelizar o cliente. Em 2019 com certeza você ouviu o termo “mimo”, não é? Os clientes adoram isso, e até tendem a transformar isso num marketing boca-a-boca, pois transformam os mimos em publicações nas redes sociais. Vale muito a pena pensar nisso!

PDV e valores

Shoppers são cada vez mais questionadores sobre as decisões tomadas para a construção do PDV. Em 2020 é importante se preparar para clientes no mínimo “curiosos”, que desejam saber todas as informações sobre produtos, modelo, modo de utilização, em alguns casos até como lixo do material é recolhido. Aliás, você ainda utiliza canudo ou sacolas plásticas?

A tecnologia está caminhando muito rápido e todas as pessoas se mantêm conectadas, devido a isso, o empoderamento é nítido, e cada vez o shopper vai saber mais. Fique atento às mudanças.

Além disso, hoje marcas não são tão relevantes quanto a gerações anteriores, que era imprescindível optar por certas marcas. Hoje em dia o consumidor filtra para uma realidade dele e se pergunta constantemente: “Isso funciona para mim?”. O ponto principal é: se está no meu escopo de valores, então é algo que me interessa”. A inovação das marcas é de grande importância nesse momento.

2020 está quase chegando, se prepare pois será um ano incrível para o varejo. Grandes oportunidades previstas, porém para aproveitá-las é necessário a atenção a tudo isso que comentamos. Para ficar ainda mais por dentro, acompanhe os próximos textos do blog. Até logo!